02/02/2020

Plantio de grama em placas e hidrossemeadura

O plantio de grama vem ganhando cada vez mais mercado atualmente, sendo usualmente utilizadas em jardins, áreas de recreação, áreas comerciais, campos de golfe, estádios de futebol, entre outros. Geralmente vêm sendo aplicadas também em áreas que sofreram degradações as quais se visam restabelecer um gramado ou uma cobertura de gramíneas, com o intuito de evitar a erosão do solo, em casos que o efeito estético e a proteção do solo são urgentes.

As placas de grama fornecem consideráveis benefícios estéticos, ecológicos, funcionais, recreacionais e sociais. Dentre alguns benefícios funcionais e ecológicos incluem-se a melhora na estabilização do solo na superfície, reduzindo o potencial de erosão e a ação dos ventos sobre as partículas de solo, onde a mesma atua como um filtro que serve para melhorar a qualidade das águas subterrâneas. Durante o seu crescimento, as placas de grama também mantêm os componentes abióticos fundamentais dos sistemas-suporte da vida no planeta, tais como, solo e água.

Hidrossemeadura é a técnica que consiste no hidro-jateamento ou aplicação hidromecânica através de um jato de alta pressão de um conjunto composto basicamente por fertilizantes, material adesivo, sementes e água.

O principal objetivo dessa técnica é recuperar ou restaurar o estado vegetativo natural de uma determinada área degradada. Isso acontece devido à aderência do material adesivo na superfície do terreno, formando uma camada protetora até que as sementes e fertilizante sejam fixados e de fato aconteça a revegetação da área.